Imersão de Corpo e Movimento na Natureza – Outono 2018

O retiro de outono (2018) acontece de 20 a 22 de abril. Inscrições abertas!

Movimento e transformação são dois elementos fundamentais de tudo o que é vivo: a natureza, a sociedade, o corpo… Estimular as potências da vida humana, no presente e no que está por vir, significa estimular movimento e transformação. Mas onde estariam as origens desses dois elementos? Política, cultura, história, pensamento, etnia, gênero, biologia, instinto, espiritualidade, tradição, crenças, relações, imaginação? Não seria o corpo um elemento comum a todas essas dimensões?

O projeto ConeCsoma convida você para uma imersão na natureza, de 21 e 22 de abril, onde iremos explorar nossas origens singulares, comuns e ecológicas por meio de consciência corporal, de interação com o ambiente e de experimentações do mover do corpo no espaço. E ainda pitadas de reflexão, conversa, imagens e contemplação. Inscreva-se aqui

Explorar esses elementos de origem no corpo e no ambiente é entrar em contato com identidades, afetos, potências, aprendizados; referências que nos influenciam de modo contundente. E ainda estabelecer paralelos entre nossas biografias e a história da sociedade e da natureza, por meio de dimensões que as atravessam involuntariamente: as noções de tempo, de processo, de relação e de criação.

PERCURSO

Nesta imersão viajaremos para uma região de Mata Atlântica a cerca de 90 minutos de São Paulo. Ali investigaremos consciência corporal e qualidades do mover para estimular cada participante a reconhecer diferentes referências sobre origem nas estruturas, mobilidades e transformações do corpo e nas suas trajetórias físicas e subjetivas.

Vamos dialogar com as percepções e padrões associados a essas diferentes origens. E investigaremos novos modos de mover, encontrando potências e o prazer de perceber, desfrutar e criar nossos próprios movimentos, trajetórias e ritmos.

Tudo isso, sob a orientação do educador somático Ricardo Barretto, a partir de princípios do Body-Mind Centering® e da dança contemporânea, além de princípios da sustentabilidade e das ciências da comunicação. Sempre respeitando e valorizando as singularidades de cada um e as relações com os outros e o ambiente.

.

As experiências dessa imersão envolverão:.

> dinâmicas de consciência corporal e exploração do movimento para reconhecer elementos de origem de estruturas, mobilidades e transformação, e para desenvolver modos singulares de mover e interagir com o ambiente e com os outros

> contemplação de elementos de origem nas estruturas e dinâmicas da natureza, aproveitando o ambiente como um lugar de aprendizado e inspiração para o corpo e o viver

> criação de repertório de movimento a partir da exploração dos elementos de origem, gerando e apropriando-se de novos modos de mover e estar presente

> interação por meio de jogos de improviso e dinâmicas de movimento, estimulando a potência da relação no coletivo

> compartilhamento de percepções e descobertas a partir do que vivemos e conversas sobre aspectos da sociedade e da ecologia a partir de marcos da trajetória humana no mundo e dos insights de cada participante

As práticas têm início no sábado, dia 21/4, às 9h, mas encorajamos que todos os participantes viagem na sexta-feira, 20/4, para integração de grupo à noite e para uma introdução experiencial à imersão do fim de semana.

*Ajudaremos a organizar possíveis caronas entre os interessados.

*Estaremos hospedados na mesma casa e as refeições estão inclusas no pacote.

Investimento: R$ 380,00
15 vagas > daremos preferência a quem confirmar até 23/3
Reservas, Inscrições ou Dúvidas aqui

FACILITAÇÃO: RICARDO BARRETTO

Comunicólogo e educador somático, Ricardo é o mentor do projeto ConeCsoma que promove conexões a partir do corpo e para além dele. Atua há mais de 15 anos como comunicador na área de sustentabilidade e como movedor, em contextos artísticos e educacionais. Seu trabalho corporal bebe em três fontes: o entendimento da Comunicação como toda dinâmica de fluxos e trocas; o estudo de dança contemporânea e abordagens somáticas como o Body-Mind Centering®; e as noções de interdependência e visão integrada que caracterizam o pensamento da sustentabilidade.

A fusão e aprofundamento da pesquisa desses saberes integrados teve início em 2008, com sua atuação profissional no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP, e por meio de pós-graduação na ECA-USP, da formação em BMC®, da atuação como facilitador e educador somático e da participação no Núcleo de Formação Integrada do GVces.

SOBRE AS IMERSÕES DE CORPO E MOVIMENTO NA NATUREZA

Iniciativa que surge em 2017 como desdobramento das Experiências de Corpo e Movimento, que Ricardo Barretto oferece semanalmente no Lab-C, o laboratório de experimentações do ConeCsoma. A ideia é aprofundar a proposta de educação para o movimento e de conexões a partir do corpo. Daí, um mergulho na natureza, com mais tempo e inspiração para perceber e explorar os fluxos informativos que atravessam o corpo e o conectam ao ambiente. Sempre de modo estimulante e com respiro para digerir os aprendizados que surgem, curtir a natureza e criar laços entre as pessoas. Atualmente, realizamos uma Imersão de Corpo e Movimento na Natureza a cada três meses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s