Fluxos em rede aproximam natureza, corpo e sociedade

O interior do corpo revela redes interconectadas: neurônios, fluidos, tecidos, células. Microrganismos também compõem esse universo e são vitais para algumas funções corporais. Estas também estão em rede. Circular sangue, por exemplo, vem da colaboração entre coração, pulmões, vasos, músculos, corpo em movimento. Emblemático mesmo é o comunicar: órgãos dos sentidos, estruturas físicas e arranjos psíquicos geram o diálogo com outros corpos, com o ambiente que nos sustenta e as tecnologias que usamos. Dentro e fora entrelaçados e transorgânicos.

O corpo formado por redes de estruturas e organismos ajuda a lembrar que a vida é um fenômeno de conexões e trocas. A natureza está toda integrada e as relações entre seres vivos, elementos da paisagem e fenômenos periódicos (como o clima) vão modificando o planeta. O mesmo ocorre em escalas menores e maiores, como as interações entre átomos, ondas, partículas, astros, planetas … uma dança incessante que configura o cosmos que habitamos. E que percebemos pela observação direta, pela transmissão de conhecimento e pelas tecnologias que vasculham o universo.

Não é à toa que o corpo em rede, que habita a natureza em rede, crie um mundo de tecnologias e sistemas que também se conectam e influenciam tanto o ser humano como o ambiente. Assim, o corpo faz a conexão de cada um de nós com a sociedade e o ambiente. Quando os pulmões enchem e esvaziam como as marés. Quando químicas intoxicam pessoas, bichos e plantas. Quando as ruas de uma cidade lembram artérias e veias. Quando as redes digitais dialogam com nossos neurônios.

SELECIONAMOS CONTEÚDO INSPIRADOR PARA VOCÊ IR MAIS FUNDO NESTE ASSUNTO:

20180430_corporede_circulos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s