Retrospectiva ConeCsoma 2018

Este foi apenas o segundo ano do projeto ConeCsoma, mas um monte de iniciativas instigantes aconteceram com foco na nossa missão de nutrir conexões a partir do corpo e para além dele:

Experiências de Corpo e Movimento

Foram cerca de 50 temas diferentes em nossos encontros semanais, desenvolvendo a consciência corporal, ativando a criatividade e aguçando as conexões e ideias a partir do corpo em movimento. Como norte, abordagens somáticas como BMC, Bèzièrs, Feldenkreis, técnicas de dança contemporânea e as inspirações de Ricardo Barretto, mentor somático das Experiências. Clique abaixo para acessar imagens de cada uma e o link com os detalhes de cada tema.

base tumbs xprcmv 2018

 

Educação

A parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP foi expandida em 2018, não só com uma participação mais intensa na Formação Integrada para Sustentabilidade, mas também com mais inputs de corpo e movimento no Mestrado em Sustentabilidade e, pela primeira vez, a participação em uma das disciplinas da semana de imersão dos cursos de graduação. Dessa vez, Ricardo Barretto foi convidado a criar uma experiência que abrisse a disponibilidade e percepção dos alunos para trabalhar o tema água. Saiba mais sobre as parcerias em educação do ConeCsoma em 2018.

 

Retiros 

As Imersões de Corpo e Movimento na Natureza, como são chamados os Retiros promovidos pelo ConeCsoma, acontecem a cada estação do ano, sempre com um tema específico para ser investigado por meio de consciência corporal, exploração de movimento, contemplação, conceitos filosóficos e rodas de conversa. Em 2018, abordamos “Origens” no outono, “Ciclos” no inverno, e “Entrelaçamentos” na primavera. O primeiro retiro de 2019 acontece em janeiro, pleno verão, e será inspirado no livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Harari.

 

Atendimentos individuais e para casais

Quem busca desenvolvimento pessoal ou lidar com desafios pontuais que surgem ao longo do caminho, seja na área pessoal ou profissional, encontra no ConeCsoma um trabalho desenhado para as necessidades e buscas específicas de cada um. Em 2018 não foi diferente… quer dizer, foi um pouco diferente, pois pela primeira vez recebemos o chamado de um casal a espera do primeiro filho, para um trabalho muito especial!
Saiba mais sobre os atendimentos realizados por Ricardo Barretto.

 

Reflexão

Quando falamos que o corpo permite conexões que vão muito além do universo corporal imediato, temos em mente que ele nos leva a novas ideias, a questionamentos sobre nós mesmos e os rumos da sociedade. Foi nessa pegada que trouxemos pílulas de reflexão em nossos posts e modos diferentes de interpretar conteúdo multimídia que gira na web.

tumbs posts 2018

 

Especial: Mover em tempos de incerteza

O período de eleições trouxe um contexto de incertezas, e com ele receios, ruídos, reações exacerbadas. Buscando dialogar com aquele momento, ConeCsoma estruturou uma Experiência de Corpo e Movimento especial, com foco em trabalhar potências do corpo para modular a frequência mental, gerar escuta e construção de sentido e ação. A ideia foi gerar apoio, eixo e conexões em tempos de incertezas.

 

Comunidade FIS

Depois de mais de 15 edições e 300 alunos formados, os participantes da Formação Integrada para Sustentabilidade deram início a uma comunidade fora da FGV, para nutrir e aproveitar a rede formada ao longo de todos esses anos. Integrante dessa história, Ricardo Barretto foi convidado a desenvolver dinâmicas para alguns dos encontros, buscando catalizar a liga do grupo, estimular a permeabilidade e a troca entre as pessoas, reavivando o espírito FIS por meio do corpo e do movimento. Um momento especial de celebração e de espalhar a proposta do ConeCsoma para fisers que vieram antes da edição 11.

 

Parcerias no Lab-C

Em 2018, o laboratório de experimentações do ConeCsoma seguiu com a proposta de abrir as portas a parcerias com educadores e movedores externos, para ampliar o leque de cursos e oficinas oferecidos no espaço, intensificando as possibilidades de conexões a partir do corpo e para além dele que o projeto busca promover. Clique abaixo para conferir todos que passaram por lá neste ano.

20180620_cnvecorpo

 

Muita mídia!

Todas essas iniciativas deram as caras nas redes sociais e no site do ConeCsoma. Siga-nos!

Um comentário em “Retrospectiva ConeCsoma 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s