A primeira parceria de 2020 não poderia ter sido mais instigante. O chamado veio da M.URB, uma jovem empresa dedicada a soluções de mobilidade e urbanismo. Frente a um novo projeto em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, a empresa decidiu que precisava nutrir a sensibilidade da equipe para relações entre o sujeito e a cidade, bem como trazer novas referências sobre a construção de diálogo junto a comunidades locais e a atores envolvidos em um processo de transformação urbanística.
O convite ao ConeCsoma surgiu a partir do conhecimento do trabalho de Ricardo Barretto junto ao FIS e do tipo de experiências desenvolvida pelo ConeCsoma. A proposta de trazer novas perspectivas para uma equipe que lida com urbanismo, a partir do corpo, já era em si bastante inspiradora. Mas, adicionalmente, veio ao encontro de um novo projeto do ConeCsoma, chamado “Seu Corpo, Sua Cidade”, destinado a estimular relações autênticas, criativas e profundas entre o corpo e o espaço urbano.
Para atender ao pedido da M.URB, fizemos uma adaptação sob medida para o contexto do projeto Palmares Convida. Com a facilitação de Ricardo Barretto, mentor somático do ConeCsoma, a jornada envolveu atividades para ampliar a consciência corporal e a habilidade sensorial do corpo, dinâmicas de percepção do ambiente e da integração de cada indivíduo como uma geografia móvel da paisagem.
Essa preparação foi a base para um passeio pela cidade de São Paulo, na região da Avenida Paulista, reconhecendo e vivenciando diferentes lugares e encontros a partir da sensorialidade corporal amplificada anteriormente. O grupo foi ao Conjunto Nacional, ao Parque Trianon, à Igreja do Colegio Sâo Luís … espaços abertos ao público, cheios de estímulos para novos modos de relação com cada local e com as pessoas.
A etapa final da imersão aconteceu de volta no estúdio do ConeCsoma, também na região, onde as percepções da vivência geraram insights sobre como lidar de modo transdisciplinar e inclusivo com o projeto em Paty de Alferes (RJ). E foi para lá que segui a equipe da M.URB para iniciar conversas com a comunidade local, como etapa inicial do projeto Palmares Convida. Em breve, mais notícias sobre os desdobramentos dessa iniciativa.