Curadoria e Produção de Conteúdo

Diferentes áreas de conhecimento estão descobrindo a relevância do corpo para aprofundar o entendimento de seus temas de reflexão e novas conexões com a sociedade e o ambiente. Do desenvolvimento de tecnologias digitais, passando pela noção de sustentabilidade, educação transformadora, gestão de pessoas, ciências aplicadas… Se o assunto envolve o ser humano é fundamental que o corpo integre a percepção do tema.

O ConeCsoma está atento para essa potência e busca contribuir com a curadoria de eventos, projetos, pesquisas e exposições; com a produção de conteúdo em diferentes plataformas; e com a transmissão de conhecimento em palestras e encontros. Sempre com o foco de revelar como o universo corporal e suas camadas entrelaçadas se relacionam a diversos assuntos e modos de atuação no mundo.

Conheça a seguir um pouco desse trabalho e entre em contato para saber mais.

 

Artigos de Ricardo Barretto na Revista Página22:

O movimento socioambiental acompanha o mundo em transformação?

Percepções de tempo são postas em xeque pela pandemia

Chuvas que destroem, chuvas que ensinam

Diferentes sentidos de emergência para mover os anos 2020

O piche sobre a diversidade brasileira

Como nosso corpo é afetado pela tecnologia digital e como isso impacta as relações sociais

.

20180121_il_siteof_plstrcblr1

Palestra O Corpo para além da aparência: camadas de sentidos

Papo-Cabeça é uma série de encontros para dialogar sobre questões femininas e desafios da mulher na sociedade contemporânea. Na terceira edição do evento, realizada em 2018, Ricardo Barretto foi convidado a levar a perspectiva do corpo para a conversa. Além de falar sobre camadas de sentido do universo corporal, o mentor do projeto ConeCsoma conduziu uma experiência somática para deixar à flor da pele conceitos abordados na palestra.

.

Virada Sustentável

Que tal confiar no corpo para uma abordagem instigante sobre a sustentabilidade? Essa foi a intenção do ConeCsoma ao oferecer quatro dias de oficinas variadas para tratar dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável durante a Virada Sustentável 2017, em São Paulo, a partir da perspectiva do corpo. Como? Conversando, movendo e percebendo conexões entre o corpo e as questões socioambientais. Oito ODS foram reunidos na agenda completa, abordados por sete profissionais de diferentes atuações e perspectivas de trabalho corporal. Saiba mais nos links abaixo.

20170813_cs_vrd_ods.pngODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA PERSPECTIVA DO CORPO
Ricardo Barretto

ODS 14 – VIDA SOB A ÁGUA: UMA VIVÊNCIA DE FLUXOS AQUÁTICOS NO CORPO PELO BMC®
Leticia Sekito

ODS 15 – VIDA SOBRE A TERRA, UMA ABORDAGEM PELO CO.MOVER
Rodrigo Cardoso

ODS 13 – COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PELA SABEDORIA DO CORPO E DO MOVIMENTO
Ricardo Barretto

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO A PARTIR DO CORPO E DO MOVIMENTO: QUAL É TEU FEMININO?
Jô Pereira

ODS 2 – FOME ZERO É FUNDAMENTAL, MAS E O AMBIENTE CORPORAL QUE GARANTE A NUTRIÇÃO?
Hélio Borges

ODS 3 – BOA SAÚDE E BEM-ESTAR PELAS TRAJETÓRIAS DO TAI CHI PAI LIN
Emi Miura

ODS 10 – REDUÇÃO DE DESIGUALDADES PELA ÓTICA DA AUTONOMIA E DA DANÇA
Bárbara Côrtes

.

“Bode na Sala” sobre Consumo

O evento Bode na Sala é realizado periodicamente pela Página22, publicação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP, com o objetivo de abordar temas quentes sobre os rumos de desenvolvimento da sociedade e de sua relação com o ambiente. Uma das preocupações do evento é oferecer modos criativos de promover reflexão e debate.

Neste sentido, na edição que tratou do tema de consumo, a Página22 convidou Ricardo Barretto para fazer uma intervenção corporal que complementasse as diferentes falas de especialistas. A partir de gestos cotidianos, as 200 pessoas presentes foram convidadas a construir uma breve sequência de movimentos coletiva, onde cada gesto revelava um aspecto de nossa relação com o consumo. Algo bastante simples na forma, mas com um grande impacto para materializar para cada participante seu envolvimento com a questão real.

.

Double exposure portrait

Posts e artigos ConeCsoma

Periodicamente, Ricardo Barretto, mentor do ConeCsoma, publica artigos para inspirar a precepção sobre diferentes aspectos da sociedade, da política, da cultura e do meio ambiente a partir da perspectiva do universo corporal. Confira aqui