Home Office e Bem Estar

É possível conciliar a dinâmica do home office e o bem estar de quem trabalha?

O ConeCsoma reuniu sua expertise em sustentabilidade, formação de pessoas e promoção de bem estar físico e emocional para oferecer um programa simples de micro ações que focam na saúde integrada de colaboradores, tirando o peso excessivo do home office e mantendo seu potencial de produtividade.

O programa Home Office e Bem Estar (Hobe) traz a perspectiva de mais vitalidade nas horas de trabalho online e propicia uma relação mais harmônica entre trabalhadores, amplificando os gestos de cuidado da organização e transformando a narrativa do que significa trabalhar de casa. Com a vantagem de ser flexível, voluntário e atender a variedade de rotinas e estados de espírito das pessoas ao longo de cada dia e da semana.

cs_hoh_frm

O Hobe pode ser implementado por áreas de RH ou por equipes de uma empresa. Ele acontece totalmente online, por meio de uma plataforma digital segura, com acesso restrito, cujo link é disponibilizado pela empresa para seus colaboradores. O programa é voluntário, pode ser seguido diariamente, mais de uma vez por período, ou quando o colaborador sente vontade. O que garante sua liberdade e autonomia de engajamento. O Hobe é estruturado por meio de atividades curtas que estimulam o corpo e o sistema nervoso, propiciando bem estar e mudança do estado sensorial e cognitivo. As atividades são acessadas virtualmente e orientadas por vídeos explicativos. A ideia é que o colaborador adote espontaneamente as práticas no seu dia-a-dia, conforme percebe os benefícios. O programa possui um módulo básico e três complementares:

Módulo Básico

> práticas para o início, o fim e o meio

Módulos Complementares

> atendimentos individuais para colaboradores com demandas específicas
> customização do programa para equipes com necessidades específicas
> atividades em grupo para relaxar, renovar energias e estimular troca e diálogo

Samples

cs_hoh_cm

Etapa 1

A empresa entra em contato, conhece os detalhes do programa e dá início ao processo de mapeamento das necessidades de equipes e funcionários. Basta mandar o link para os colaboradores e o ConeCsoma faz o resto. Por meio de um formulário online simples construímos um diagnóstico do que mais precisam os funcionários em termos de bem estar físico e emocional durante o trabalho em home office. E estruturamos um relatório que é encaminhado para o setor responsável, com as sugestões de ação para a etapa 2. No caso de organizações que já fizeram esse tipo de levantamento, é possível usar os dados coletados para construir nosso diagnóstico e relatório.

Etapa 2

Passados até 10 dias da aprovação das sugestões da etapa 1, estruturamos o acesso à nossa plataforma online, por meio de link e senha. Nela, o colaborador terá um cardápio de práticas breves e de baixo impacto para o início e o fim de cada período de trabalho e também para descompressão e respiro entre atividades. As práticas possuem vídeos demonstrativos e estão organizadas em cinco objetivos: ativar, relaxar, sensibilizar, revitalizar.

Nenhuma delas é obrigatória, mas o colaborador que adota as práticas no seu dia-a-dia tende a sentir a diferença em seu bem estar, seu desempenho e nas relações em casa, passando a difundir para os demais colegas. Isso gera uma comunidade de cuidado mútuo e de troca de experiências que vão para além dos temas específicos de trabalho.

Etapa 3

De acordo com o diagnóstico inicial e com o diálogo com as equipes – seja pelos canais da organização, seja pelos canais do ConeCsoma – identificamos a necessidade de atividades complementares. São elas:
> atendimentos individuais para colaboradores com demandas específicas
> customização do programa para equipes com necessidades específicas
> atividades em grupo para relaxar, renovar energias e estimular troca e diálogo

A empresa analisa a pertinência dessas demandas, junto com o ConeCsoma, e pode agregar as atividades complementares ao seu programa Home Office e Bem Estar.

cs_hoh_pq

O ser humano tem no corpo um universo sensorial complexo que capta estímulos de várias naturezas, por diferentes estruturas e habilidades corporais, e os integra a seus modos de perceber, agir e expressar-se. Na situação de home office, os estímulos a esta sensorialidade ficam restritos às dimensões 2D da tela e a atividades bastante mentais. Isso faz com que o sistema integrado do corpo fique sobrecarregado com alguns tipos de estímulo e carente de muitos outros, gerando cansaço, desmotivação e sedentarismo, além de prejudicar a criatividade, as relações e a potência de troca entre colaboradores.

Felizmente, o corpo não precisa de muito para mudar os impulsos do sistema nervoso, a percepção do ambiente que habita ou o modo como age no contexto do trabalho. Assim, o programa Home Office e Bem Estar oferece práticas guiadas simples, que são adotadas por cada colaborador de acordo com suas preferências e estado de espírito no dia, para garantir um período de trabalho mais leve e fluido. E uma transição para a vida em casa que substitui tensão por qualidade de vida.

cs_hoh_pr

> Práticas para início e fim do período de trabalho

Preparar o sistema nervoso e o universo corporal para iniciar o dia fazem muita diferença na qualidade do trabalho, das ideias e das relações que serão construídas no período. Técnicas de meditação, mindfulness, consciência corporal e autocuidado podem fazer uma grande diferença. Do mesmo modo, cada colaborador pode se beneficiar muito ao adotar ações breves para finalizar seu dia e mudar a frequência do trabalho para uma sensorialidade mais aberta à vida doméstica. E o melhor, a variedade de técnicas para isso oferece opções para diferentes perfis e estados de espírito, de modo prazeroso e com uma dedicação curta de tempo, que cabe na agenda do trabalho.

> Descompressão e respiro entre reuniões e para a mudança de atividades

É comum ouvirmos relatos de um dia de trabalho em home office em que o colaborador pulou de uma reunião para outra e chegou exausto ao final. O fato de dar conta, não significa que estava em cada uma na sua potência ideal. E se com práticas simples, de 3 a 10 minutos, entre uma atividade e outra, o colaborador pudesse arejar seu sistema nervoso, suas ideias e sua disponibilidade para seguir? É o que propomos nas práticas de descompressão e respiro, como diferentes opções para atender perfis e estados de espírito variados ao longo das equipes.

> Atendimento individual para lidar com incômodos físicos e demandas específicas

As práticas de preparação, finalização e descompressão ao longo do dia irão ajudar em muito a saúde física e mental dos colaboradores. Mas é inevitável que o trabalho na tela e sentado por muitas horas acabe por gerar incômodos físicos. Para isso, oferecemos no programa a opção de um serviço online de atendimento, pelo qual uma pessoa encontra assessoria especializada, em tempo real, para lidar com incômodos posturais e se reorganizar para seguir o dia com maior bem estar e sem deixar o corpo chegar em situações limites de estresse físico.

> Práticas customizadas para equipes específicas

O programa do ConeCsoma oferce um cardápio de opções que atende a uma grande variedade de casos e perfis. Mas pode ser que uma equipe queira algo bastante ajustado ao seu modo e costume de trabalhar. Para esses casos ofercemos uma consultoria que cria programas adaptados às especificidades de cada time ou funcionário.

> Atividades em grupo para relaxar, renovar energias e estimular troca e diálogo

Finalmente, estamos atentos para necessidades específicas da gestão de projetos, busca por inovação, melhora no diálogo em equipe, criação e prototipação de produtos e, por que não, celebração. Para esses casos, oferecemos e facilitamos atividades de maior duração, conectadas ao perfil de cada equipe e seus colaboradores, de modo a transformar as relações de trabalho e a nutrir a potência de quem faz uma organização avançar.

cs_hoh_bs

O Programa Hooh tem como referência mais de 15 anos de atuação de mentor do ConeCsoma, Ricardo Barretto, como comunicólogo, educador somático e facilitador de grupos, tendo como base o Body-Mind Centering, a Teoria U e a Transdisciplinariedade, além de práticas de dança contemporânea e conceitos de comunicação, sustentabilidade e educação transformadora. Saiba mais aqui

Os profissionais que atuam no programa são educadores somáticos formados e certificados pelo Body-Mind Centering, uma abordagem internacional que reúne princípios de consciência corporal, alinhamento, relaxamento e conexão corpo-mente, a partir de perspectivas de anatomia, técnicas de educação somática e de práticas orientais.